O que são ações?

Uma ação é a menor parte da divisão do capital social de uma empresa. Quando você compra uma ação, portanto, está comprando uma pequena fatia dessa empresa, tornando-se sócio dela. Isso implica em compartilhar dos seus lucros e também prejuízos.

As ações se dividem entre preferenciais ou ordinárias. Com as preferenciais, o investidor não tem direito a voto nas assembleias de acionistas da empresa. As ações ordinárias, por sua vez, dão o direito de voto.
Ações são negociadas na Bolsa por meio de um código, conhecido como ticker. Para as ações da Petrobras, por exemplo, o ticker é PETR4 para as ações preferenciais, e PETR3 para as ações ordinárias.

Uma das principais características das ações é a alta volatilidade, ou seja, a variação no preço. Quanto mais pessoas compram uma determinada ação, maior tende a ser o preço do ativo. Quanto mais pessoas venderem, maior a desvalorização. Esse movimento de compra e venda pode ser influenciado por inúmeras razões.

Na Bolsa brasileira, chamada de B3, o Ibovespa é o termômetro das ações. O índice fornece o desempenho médio das ações com maior volume de negociação. Portanto, quando se diz que "a Bolsa caiu" significa que as ações das empresas que compõem o índice, na média, se desvalorizaram.

A compra e venda das ações é feita por meio das corretoras de valores, como a Genial, com o uso de um sistema chamado de home broker.

Vale lembrar que, no mercado de ações, o investidor está mais exposto ao risco, comparado a quando investe em renda fixa. Portanto, buscar o apoio de especialistas é fundamental para minimizar as chances de prejuízo. Se você quiser começar a investir em ações, você pode contar com a ajuda da Genial.

Aqui na Genial, além da abertura de conta gratuita, você tem acesso a assessores de investimento com conhecimento e experiência no mercado de ações, que estão à disposição para criar portfólios alinhados ao seu perfil e objetivos financeiros.

 

 

Esta resposta foi útil?