Como funciona o mercado futuro?

O Mercado Futuro é um ambiente na Bolsa de Valores no qual são negociados os contratos de ativos, que podem ser moeda (como o dólar), commodities e até um índice. Os preços são negociados na data atual com base nas expectativas em relação à cotação do ativo para um determinado prazo futuro. 

Ou seja, você pode investir em contratos de ouro, soja, café, dólar, ou no índice Ibovespa, por exemplo. Neste caso,  você está, de forma indireta, investindo na flutuação de todas as ações que compõem este índice. 

No Mercado Futuro, os investidores, apostam em cotações futuras desses ativos para se proteger (hedge) ou simplesmente especulam para lucrar sobre as variações em operações de curto prazo.

Neste mercado há dois tipos de contratos: os cheios e os mini contratos. Os contratos cheios são uma solução, normalmente, eles são usada por grandes empresas, produtores ou investidores e é destinada a quem deseja aplicar mais dinheiro.

Já os mini contratos (divididos em mini índice futuro e o mini dólar futuro) equivalem a 20% de um contrato cheio e são mais acessíveis às  pessoas físicas. Portanto, podem ser operados por quem não tem tantos recursos para investir. 

Caso queira entender melhor como funciona o Mercado Futuro, leia o post O que são contratos futuros.

Se tiver mais dúvidas sobre este investimento entre em contato com a gente clicando aqui e no campo "Qual assunto você deseja tratar" escolha a opção "Produtos Financeiros". 

Esta resposta foi útil?