O que são fundos imobiliários?

Acesse o eBook online - Fundos Imobiliários 2.0 O Guia Completo

Também conhecidos como FIIs, são fundos que investem em ativos do mercado imobiliário. São chamados de fundos de tijolo, quando investem diretamente em imóveis, ou fundos de papel, quando aplicam em títulos de renda fixa atrelados ao mercado de imóveis.

Os fundos de tijolo geralmente investem em empreendimentos comerciais, como shopping centers, hotéis, galpões industriais, hospitais e instituições de ensino. Já os fundos de papel investem em ativos como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI), títulos de dívida destinados a financiar empreendimentos imobiliários.

Os fundos de tijolo lucram tanto com o aluguel dos imóveis da carteira e/ou com sua valorização e podem atuar comprando e vendendo imóveis ou mesmo construindo empreendimentos para venda. 

Entre as vantagens de investir nos FIIs, está o fato de poder investir em grandes empreendimentos e imóveis de alto padrão, normalmente acessíveis somente para os grandes investidores. 

O ganho do investidor pode ocorrer de forma periódica, sem a cobrança de Imposto de Renda para pessoas físicas, por meio do lucro de aluguéis ou do pagamento de juros de papéis, ou pela valorização e venda das propriedades que compõem o fundo imobiliário.

No entanto, em caso de venda da cota - que é negociada na Bolsa de Valores - com lucros, há incidência do IR.

Na hora de escolher um fundo imobiliário para investir é importante levar em consideração os seus objetivos, conhecer bem as características do fundo e analisar os riscos da operação.

Na Genial Investimentos, as equipes técnicas responsáveis pela gestão dos FIIs permitem que investidores, com diferentes níveis de experiência, negociem nos fundos imobiliários de forma segura e com riscos adequados a cada perfil.

Esta resposta foi útil?