O que é come-cotas?

O come-cotas é o recolhimento antecipado do imposto de renda sobre os lucros obtidos nos fundos de investimento. É uma tributação na qual, o IR, em vez de ser cobrado em dinheiro e apenas no resgate, é cobrado a cada seis meses, sempre no último dia útil de maio e novembro. 

Somente estão sujeitos ao come-cotas os fundos classificados como de longo prazo ou de curto prazo, como os fundos de renda fixa, os cambiais e os multimercados.

Estes produtos são tributados de acordo com uma tabela regressiva. Isso significa que, quanto mais tempo o dinheiro fica investido no fundo, menor é a alíquota de imposto de renda.

Os fundos classificados como de curto prazo são tributados em 22,5% para aplicações de até 180 dias, e em 20% para aplicações superiores a este prazo.

Já os fundos de longo prazo têm seus ganhos tributados em 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% quando o prazo da aplicação vai de 181 a 360 dias; 17,5% para aplicações que duram de 361 a 720 dias; e 15% quando o dinheiro fica investido por mais de 720 dias.

Para saber mais sobre o processo de come-cotas, acesse um post que fizemos sobre o assunto:  

https://blog.genialinvestimentos.com.br/o-que-e-come-cotas/

Esta resposta foi útil?