Quais os títulos de Renda Fixa?

Renda fixa é aquela modalidade de investimento na qual se conhece, no ato da contratação, a forma como o rendimento dos ativos se comportará.  É uma classe de aplicações na qual você “empresta dinheiro” ao emissor de títulos e obtém retorno financeiro com os juros originados desse empréstimo. 

Os títulos podem ser públicos (quando quem os emite é o Governo Federal) ou privados, quando são emitidos por instituições financeiras como os bancos ou grandes empresas. 

Os investimentos de renda fixa são muito procurados por investidores conservadores devido à segurança. Os títulos privados são assegurados pelo FGC e os públicos, pelo Governo Federal. 

Conheça abaixo os principais ativos de renda fixa. 

- Tesouro Direto: trata-se de um programa do Tesouro Nacional para comercializar títulos da dívida pública. O investidor recebe o valor aplicado acrescido de juros em uma data pré-estabelecida no momento da aplicação. os títulos do Tesouro podem ter rendimento prefixado, pós-fixado ou híbrido: você escolhe o tipo de rentabilidade de acordo com o seu objetivo. Para saber tudo sobre o Tesouro Direto, clique aqui

- CDB: os Certificados de Depósito Bancário são títulos emitidos por bancos para captar recursos para financiar as suas atividades. O CDB também oferece títulos prefixados, pós-fixados ou híbridos. Para saber mais, acesse este conteúdo.

- Letras de Crédito: divididas entre Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e  Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), as Letras de Crédito são títulos privados com características muito parecidas, diferenciando-se apenas na destinação dos recursos captados. A LCI é um ativo destinado ao financiamento do setor imobiliário e a LCA, do agronegócio. Ambos são isentos de Imposto de Renda. Para conhecer mais detalhes, acesse este link

- Debêntures: é uma modalidade de investimento na qual não se empresta o dinheiro a um banco ou uma instituição financeira, mas a uma empresa. Esta, por sua vez, pagará ao investidor juros sobre o valor aplicado. As debêntures também podem ser prefixadas, pós-fixadas ou híbridas. Quer saber mais? Clique aqui

- Letras de Câmbio: parecidas com os CDBs, neste investimento, as financeiras emitem as LCs para captarem recursos junto a investidores e financiar suas atividades. Ou seja, quem investe em uma Letra de Câmbio está emprestando dinheiro à financeira  para que ela empreste a outras pessoas e empresas. Para saber mais, clique aqui

- Certificados de Recebíveis: os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são títulos que representam a promessa de um pagamento futuro em dinheiro. Quem investe nesses papéis está adquirindo, portanto, o fluxo de rendimentos de créditos concedidos para financiar projetos imobiliários ou do agronegócio. Para ficar mais claro: ao aplicar, o investidor compra o direito de receber pagamentos de financiamentos desses setores. Para entender melhor, confira nossos conteúdos sobre CRI e CRA.

Se tiver outras dúvidas ou caso queira contratar títulos de renda fixa, entre em contato com a gente via chat ou abra sua conta em nossa plataforma. 



Esta resposta foi útil?